Paginas

Seguidores do blog

domingo, 20 de outubro de 2013

Projeto "Reciclar é Preciso"...

       
  É comum as pessoas pensarem que lixo é um problema único e exclusivo das prefeituras e que portanto, nada podem fazer. Mas isso não é verdade, pois ele é responsabilidade de cada um de nós. Precisamos estar bem conscientes de que o lixo não é gerado sozinho, mas de que somos nós que o produzimos. Ele é consequência do próprio ato de viver, que exige o consumo de certas coisas e o rejeito de outras. Como lidar com isso, sem continuar aumentando a quantidade de lixo?
        Podemos nos reeducar para lidar com o problema.
        Para reduzir o nosso próprio lixo, devemos prestar a atenção aos hábitos de consumo e ao desperdício.
        Você sabia que 40% de tudo que compramos vai para o lixo? Hoje em dia, grande parte do que consumimos vem embalado em enormes volumes de papelão, plástico,isopor e enfeites. Procurar produtos com embalagens mais simples é uma boa maneira de cada um contribuir para reduzir o lixo.
         Devemos aprender também, a escolher para consumo somente aquilo que for realmente indispensável, seja alimento, vestuário ou algum outro bem, produto ou artigo.Mudar hábitos não é tão difícil;basta querer!
        Pensando nessas inúmeras maneiras de diminuir a produção de lixo aqui na escola, de modo a ajudar a  reduzir o impacto ambiental ,montamos aqui na escola um projeto junto com a Professora Teresinha das turmas 1201 e 1202,  uma campanha  com o nome "Reciclar é Preciso".
        Observando  a grande quantidade de copinhos de guaraná ( e demais sucos embalados em copinhos de plástico duro),que nossos alunos consumiam na hora da merenda, ela e os demais professores resolveram começar a recolhê-los, após a merenda de cada turma. Ficamos espantados com a quantidade de copos recolhidos que conseguimos,após uma semana...Aos poucos nossos alunos, aderiram a campanha e eles mesmos passaram a levar na sala da profªTeresinha (aonde ficaram as caixas de coleta), inclusive trazendo de casa os copinhos que catavam nas ruas ,  festas e nos  lugares aonde moram.
        Essas pilhas de copos estão sendo encaminhados para um ferro-velho próximo da escola.
        Leiam abaixo a mensagem da ProfºTeresinha  justificando o nosso projeto:
         " Eu tenho um sonho...
         O sonho de deixar um mundo melhor para meus filhos e netos.
         Isso soa como demagogia, utopia ou parece impossível?
         Para mim é uma necessidade moral fazer alguma coisa ou em outras palavras, fazer a minha parte à respeito da preservação do meio ambiente.
         Sei que existe muita gente já se movendo nesse sentido, tomando atitudes quanto aos problemas ambientais, mais percebo que ainda é pouco, muito pouco...
          Por isso, quero deixar meu recado: - Não fiquem esperando que outros façam, porque as grandes mudanças começam com o sonho de uma só pessoa, que se transforma no sonho de muitos e por fim, no sonho de todos.
          Penso que "pequenas atitudes, geram grandes mudanças", aliás esse é o lema da nossa campanha "Recliclar é Preciso" ; que faço na escola aonde trabalho,com o intuito de promover e incentivar a reciclagem de copinhos plásticos (de guaraná natural), cuja matéria-prima , o PVC, quando reciclado transforma-se em tubos e conexões hidráulicas.
          E surpreendam-se, em apenas 15 dias foram recolhidos (com a colaboração dos alunos), mais de 500 copinhos! É lixo demais para a "Mãe Terra" digerir, não acham?
          Espero que essa pequena iniciativa, promova a conscientização em todos, de que é urgente que façamos nossa parte, para que nossos filhos e netos não sofram as consequências de um planeta cada vez mais poluído.
          Ainda há tempo de virarmos o jogo e creia : Vale a pena tentar!!!"
Nossa escola
 incentivando a campanha.


A caixa que recolhemos os copinhos,
 que são lavados para
serem armazenados em sacos de lixo .


A grande quantidade de copos
 recolhidos em 15 dias...

                                                                     
O que você está  esperando? Faça a sua parte!
O  nosso planeta agradece!
"Vamos precisar de todo mundo, um mais um é sempre mais que dois".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem sua mensagem...Adoro ler seus recadinhos! Não se esqueça de deixar seu endereço de e-mail ou do seu blog para que eu possa responder.