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quarta-feira, 25 de abril de 2012

Capacitação da Educopédia


Nesta quarta-feira (dia 25/04/2012),
 foi dia de Centro de  Estudos,em nossa escola,
e recebemos o Rioeduca e a Educopédia
 para a Capacitação , de modo que nossos professores
apropriem-se dessas novas
ferramentas educacionais da SME.

  No dia 25 de abril, aconteceu o Centro de Estudos Integral em todas as Unidades Escolares da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro.
  Muitas escolas se mobilizaram e, com antecedência, solicitaram a Capacitação da Educopédia que é dinamizada por Educopedistas e/ou representantes da Empresa MStech, responsáveis pela dinâmica da plataforma.

  A Capacitação foi excelente e possibilitou aos professores um encontro aberto para o conhecimento desta plataforma colaborativa.
 Todos os professores da escola estavam presentes, junto com a Coordenadora Pedagógica Ellen Lira  e a Diretora Adjunta Simone Gremião. Os dinamizadores da Capacitação foram João Paulo Carneiro e Vinícius.

   Começa assim a apresentação da Plataforma Educopédia e para assisti-la clique na imagem abaixo:



   Foram momentos de prazer e descontração, além de serem de extrema necessidade, visto a importância que a Plataforma tem em relação a soma na aprendizagem dos alunos, assim como proporcionar ao professor mais uma ferramenta para que suas aulas sejam mais dinâmicas e colaborativas.

   Conhecemos também o  Projeto de Alfabetização Digital Pé de Vento que foi “desenvolvido para colaborar com o professor no planejamento de uma aula onde o aluno possa interagir, sobretudo com o mundo que o cerca”. Para que alunos do 1º ano possam estar incluídos no mundo digital, desenvolvendo habilidades necessárias para viver nesse novo milênio, o projeto “tem como proposta oferecer ao professor ferramentas tecnológicas que colaborem para uma aprendizagem divertida, motivada pelo prazer da descoberta”.

                                        Vamos ver o vídeo da Apresentação do Projeto:

                      
  Um momento de descontração aconteceu quando os professores presentes ouviram o Funk do Alfabeto, parte das aulas digitais do Pé de Vento, que tem o objetivo de conciliar o mundo real com o digital e vice versa.

  Confiram o vídeo abaixo:
  
                       

Vamos ver as fotos da Capacitação:
 As professoras da Escola...

 Os dinamizadores João Paulo e Marcos Vinícius.



 A coordenadora Ellen Lira,
 a profª Valéria convidada
 do Ciep Francisco Mignone
 e a profª Delfina
 Pé de Vento
 "Ensinar inexiste sem aprender e vice-versa"(Paulo Freire)

É a Educobombando!!!

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Visita ao Salão do Livro 2012.

Olá pais, alunos e amigos 
que nos visitam a fim de saber as novidades.
Nesta semana começou o Salão do Livro 2012.
 Evento muito importante que visa a incentivar cada vez mais
o gosto pela leitura.
 
Nesta quarta-feira, dia 18, teve início a 14ª edição do Salão FNLIJ do Livro para crianças e jovens. A feira acontecerá de 18 a 29 de abril, no Centro de ConvençõesSulamérica, no Centro do Rio.
  O evento, patrocinado pela Petrobras, e com o apoio da Prefeitura do Rio, promove Seminários de literatura infanto-juvenil, encontros com escritores, lançamentos de novos títulos, performance de ilustradores e palestras com autores e especialistas. O Salão conta com 4 bibliotecas específicas para cada público, além do Espaço de leitura e do Espaço do ilustrador. A cada ano o evento elege um autor e um país para homenagear e os homenageados de 2012 serão Monteiro Lobato e o México. Autores, ilustradores e especialistas convidados traçarão um panorama da literatura infanto-juvenil mexicana e haverá palestras com especialistas na obra de Monteiro Lobato. Confira a programação da feira dia-a- dia clicando AQUI.

Nossa escola visitou o evento na sexta-feira, dia 20.Acompanhada pela Coordenadora Ellen, Diretora M.Aparecida, Profª Lais da turma 1401 e Vera Brito (apoio a Direção) .E como de costume, toda criança e jovem que visitar a feira, ganha um livro na saída.


quinta-feira, 19 de abril de 2012

Dia do Índio -19 de Abril

Olá Pais, alunos
e amigos que passam 
por aqui para prestigiar nosso trabalho.
Hoje Dia 19 de Abril é o 
dia em que comemoramos o Dia do Indio.
Como canta Baby Consuelo: "Todo dia, era
Dia de Indio, mas agora ele só tem o Dia 19 de Abril..."
E para mostrar aos nossos alunos a importância dessa data 
realizamos algumas atividades...
História do Dia do Índio

No dia 19 de Abril é comemorado o dia do Índio, data criada em 1943, pelo então presidente, Getúlio Vargas, através do decreto de lei nº 5540.

Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.
É importante alertar aos educadores e educandos sobre a importância da aplicabilidade das Leis Federais 10.639/03 e a 11.645/08, que obrigam o ensino de História da África, Cultura Afrobrasileira e Indígena nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares.


Você Sabia ?

1.Se você gosta de comer milho quente, curau e pamonha saiba que os índios da América do Sul foram os primeiros a cultivar o milho. Feijão, abóbora, alcachofra e maracujá também foram descobertos e cultivados por eles.
2.Só os chefes usam cocar. Ele é um símbolo de poder dentro da aldeia. Cada cor do cocar tem um significado. Para os índios caiapós, o verde representa as florestas onde moram os animais e os espíritos dos mortos, o amarelo simboliza as mulheres, as casas e as plantações e o vermelho, os homens, bem no centro do cocar.
3.Cada tribo tem um pajé. Ele é o líder espiritual e uma espécie de médico dos índios. O pajé é quem escolhe o nome das crianças depois de pedir inspiração para os seres da natureza e consultar Deus.
4.Alguns índios falam línguas muito diferentes do português. Muitas palavras do nosso vocabulário vieram deles. Quer vê só? Pipoca, canjica, mingau, abacaxi, pitanga, jabuticaba, jabuti, arara, perereca, tatu, Araraquara, Sorocaba, Paraíba, Manaus, Paraná, Pernambuco, Curitiba, mandacaru, peteca, araponga, caipora (caipira), capoeira, catapora...
5.Você é uma pessoa cheia de nhenhenhém? Saiba que essa palavra vem do tupi e quer dizer conversa jogada fora, ou seja, blablablá.
6.Para muitos povos indígenas, assim que o indiozinho ou a indiazinha nasce, o pai corta carinhosamente o cordão umbilical com os dentes. Depois, fica de resguardo até que o resto do cordão caia. Para eles, o nascimento de um filho depende do pai. Já a mãe, gera o bebê.
7.Os yanomâmis são uma das maiores nações indígenas do mundo e se dividem em grupos com línguas diferentes. Estão no Amazonas, em Roraima e na Venezuela. Em suas aldeias, há uma grande casa redonda em que todos vivem juntos. Lá dentro, cada família tem seu lugar para acender sua fogueira e estender suas redes.
8.Os xavantes moram no Mato Grosso e têm uma tradição importante: os meninos entre 12 e 13 anos vão para uma casa chamada Hö. Ficam por cinco anos e aprendem a pescar, caçar e seguir os rituais do povo. Quando saem, estão prontos para a vida adulta.
9. As meninas carajás são separadas da família quando se tornam adolescentes. Elas ficam trancadas em um quarto da casa. Durante três meses, elas não podem conversar com ninguém enquanto aprendem a construir cestos, fazer comida e pintar corpos. Depois uma grande festa cheia de máscaras serve para apresentá-las para a aldeia. As indiazinhas já se tornaram mulheres e podem se casar.
10. Os Bororos vivem no Mato Grosso. Em sua sociedade, quem faz o pedido de casamento é a mulher, que prepara comida e leva para o rapaz. Se ele comer, é sinal de que o namoro tem chance de dar certo. Em troca, ele deve levar uma caça para a família dela.


 Vamos ver algumas das atividades realizadas hoje:

Profª Márcia e os alunos do EI.20,homenageando os índios.

Profª Joelma da Educação Especial 
e aluna Jennyfer do EI.20.

 A turma 1201 (tarde) da Profª Delfina realizou uma atividade 
de artes com a turminha.
 Utilizando penas, fita colorida, paetês.
Após o vídeo: "Todo dia era Dia de Índio..."

                   




A turma 1501 (Manhã) da Profª Delfina
, também realizou o trabalho de colagem
para homenagear os Índios...


Trabalho retirado do Blog:
http://ler-com-prazer.blogspot.com

Os aluninhos do EI.10 da Profª Simone (tarde)
estavam bem lindinhos vestidos de índios.

Uma beijoca para todos.
Depois voltaremos com mais novidades...
                                 

quarta-feira, 18 de abril de 2012

O Dia do Livro Infantil - Dia 18 de Abril.


Olá amigos, e alunos
hoje é um Dia muito importante:
É o Dia do Livro Infantil e de
Monteiro Lobato.

     O dia 18 de abril foi instituído como o dia Nacional da Literatura Infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
       “Um país se faz com homens e livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que o mesmo dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil, brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.

       Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.

     Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.

              Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.
 Vejamos alguns trabalhos realizados neste dia aqui na escola:

A Coordenadora Ellen, contou para a turma 1501
uma pequena história do livro:
Atividade de pintura, 
colagem com tecido, feita
 pela turma 1501 da Professora Delfina.



Os alunos da Turma 1501 estavam compenetrados,
recortando e colando os retalhos nas Emílias.
Olha a empolgação...

A turma 1201 da Profº Delfina fez a atividade da 
Boneca Emília  com pedaços de papel crepom coloridos.

A Emília de papel ( Paper Toy) feita 
com a turma 1501.
retiradas do Blog:
http://ler-com-prazer.blogspot.com


"Viajar pela leitura sem rumo, sem intenção. 
Só para viver a aventura que é ter um livro nas mãos. 
É uma pena que só saiba disso quem gosta de ler.
 Experimente!
 Assim sem compromisso, você vai me entender.
 Mergulhe de cabeça na imaginação!"
 (Clarice Pacheco)
 Beijocas.